Estágio de Verão – ISQ&CTAG

Partilhar / Share

O meu nome é Sara Inácio e sou uma estudante Monçanense de Engenharia de Materiais na Universidade do Minho. Após concluir, este ano, o terceiro ano do curso, considerei estar na altura ideal de realizar um estágio de verão, tendo tido a oportunidade de fazê-lo na empresa de engenharia e industrialização ISQ&CTAG.

Apesar de considerar o Mestrado Integrado em Engenharia de Materiais bastante enriquecedor, devido à pandemia que enfrentamos nos últimos anos, as aulas práticas e laboratoriais foram muito reduzidas, pelo que o curso, até ao momento, reteve-se muito à componente teórica. Assim sendo, decidi arranjar uma forma de colmatar esta situação. Candidatei-me a um estágio de verão no ISQ&CTAG, por ser um laboratório onde se realizam diversos ensaios, de forma a assegurar a qualidade e segurança de produtos associados à indústria automóvel. Além desta ser uma área que sempre me fascinou, este laboratório está consequentemente provido de equipamentos de excelência e, não menos importante, possui como principal objetivo a inovação e integração de novas tecnologias. Assim, desde já, um enorme agradecimento ao CEO André Mendes pela oportunidade que me foi dada.

Numa fase inicial deste estágio, pude familiarizar-me com as normas a partir das quais os ensaios são rigorosamente realizados. Posteriormente, no que diz respeito ao laboratório de materiais, observei e auxiliei a equipa de trabalho na realização dos ensaios, bem como na análise das propriedades dos materiais após os mesmos. Os ensaios de resistência a fragmentos de pedra foram aqueles em que tive uma participação mais ativa. Quanto ao laboratório ambiental, aprendi sobre como são simuladas condições climáticas extremas, tais como a temperatura e a humidade e, como, consequentemente, os materiais reagem, tendo acompanhado diversos ensaios, sobretudo de nevoeiro salino, radiação solar e choque térmico. Contudo, de notar que me foi dada também a liberdade de aprender sobre outras áreas. Assim, consegui acompanhar todo o processo dos ensaios, desde a criação das fichas de ensaio a partir das petições de trabalho recebidas, até à elaboração do relatório final entregue ao cliente.

Estagiar no ISQ&CTAG foi uma experiência extremamente enriquecedora. Permitiu-me aprofundar e vivenciar de forma prática diversos tópicos lecionados na universidade. Consegui aprender sobre novos temas e desenvolvi competências-chave como: a comunicação, o trabalho em equipa e a gestão de tempo. Tive o meu primeiro contacto com aquilo que é o mundo do trabalho e, apesar de cada empresa ser um caso particular, tive a oportunidade de acompanhar o dia-a-dia de uma. Assim, observei a postura a adotar em diversas situações e aprendi sobre variados requisitos para se ser bem-sucedido, o que considero ter sido um ótimo ponto de partida. Não menos importante, ainda aperfeiçoei as minhas competências linguísticas em relação à língua inglesa, idioma em que se redigem os relatórios e, claro, à língua espanhola, não sendo esta uma empresa resultante da parceria estratégica entre o ISQ e o CTAG, unindo o Norte de Portugal com a Galiza.

Desde o primeiro dia na empresa que fui extremamente bem acolhida por toda a equipa de trabalho, pelo que não poderia estar mais satisfeita com esta experiência. Além do excelente ambiente que me proporcionaram, partilharam comigo, ao longo de dois meses, o seu grande conhecimento na área. Sempre esclareceram todas as minhas dúvidas, mostraram-se muito acessíveis e, além da oportunidade de observar, deram-me a oportunidade de fazer, o que não deixa de ser a melhor forma de aprendizagem. Assim, um muito obrigada a todos por me acolherem neste grande espírito de entreajuda, partilha e, claro, sempre boa disposição.

A minha envolvência na empresa foi crescente ao longo deste estágio, o que não me poderia deixar mais satisfeita. Cada vez mais foram os ensinamentos e a confiança que depositaram em mim para realizar as mais diversas tarefas. Assim, espero ter conseguido agradecer da melhor forma: realizando eficazmente tudo o que me era proposto e, portanto, ajudar a equipa de trabalho.

Por fim, gostaria de desejar o maior sucesso ao ISQ&CTAG. Espero que a empresa continue a crescer, a marcar a diferença e que consiga sempre atingir os seus propósitos: a inovação e integração de novas tecnologias.

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado.